quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Convertendo jogos para uso com Paddles

Apesar do padrão MSX estabelecer um padrão para Paddles e tanto a BIOS quanto o BASIC terem suporte a eles, nenhum jogo que eu tenha notícia os utiliza. O único jogo que utiliza Paddles é o Arkanoid, porém este utiliza um padrão próprio, em vez de usar o padrão nativo.

Pois bem, a mecânica de jogo de alguns títulos utiliza somente movimentos laterais e são ótimos candidatos a adaptações para uso de Paddles. Um exemplo é o Galaga.

Lá pelos idos de 1990 eu construí um Paddle para o MSX seguindo as especificações do Livro Vermelho do MSX. Na falta de jogos que o utilizassem eu consegui desassemblar justamente o Galaga de forma a convertê-lo para o uso de Paddles. Naquela época eu ainda usava fitas cassete e tinha que me utilizar de programas que eu mesmo escrevia de forma a poder fazer a adaptação. Como todo o processo era muito trabalhoso eu nunca me aventurei a converter nenhum outro jogo. Hoje em dia com emuladores, desassembladores, etc esta tarefa é um pouco mais facilitada mas mesmo assim não é trivial, uma vez que cada jogo, mesmo da mesma desenvolvedora, funciona de maneira diferente na hora de ler as interfaces com o usuário (teclado, joysticks).

Mas de uma maneira geral a adaptação segue os seguintes passos:

- Disassembly do jogo
- pesquisa das funções que fazem leitura do teclado / joysticks
- pesquisa do(s) endereço(s) de memória que armazenam as coordenadas do personagem na tela
- Inclusão das chamadas de leitura do paddle em substituição às funções de tratamento de teclado e mouse.
- criação de um arquivo de 'patch' para carregamento do jogo com ou sem a modificação.



Um comentário:

TK Fan disse...

Taí uma atividade que acho legal: hackear jogos para usar um periférico diferente. Boa sorte.