sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Recepção RS-232 na porta de Joystick

Tenho uma estratégia para poder fazer a parte de recepção, utilizando os sinais RTS e CTS.

O Sinal RTS serve para indicar ao dispositivo de recepção, que o dispositivo de transmissão quer enviar dados. Já o sinal CTS diz é a resposta que o dispositivo de recepção dá ao dispositivo de transmissão de que já pode receber os dados.

Pois bem, utilizando estes sinais é possível sincronizar o MSX com o PC criando assim uma rotina de recepção mais inteligente, de forma a sinalizar ao PC quando este deve aguardar antes de enviar os dados. Desta maneira pode-se perder um tempo salvando o caractere, ou mesmo movendo um buffer.

É possível, por exemplo redirecionar a entrada (de teclado) para ler a partir da RS232 (como no apple) utilizando o hook da interrupção externa do Z80, gerada pelo VDP, que ocorre a 60Hz. O funcionamento é o seguinte:

Quando o VDP gera uma interrupção, a BIOS chama o Hook HTIMI no endereço 0FD9Fh. Neste momento pode-se checar a entrada de joystick para ver se o PC ativou o sinal RTS. Se o sinal RTS não estiver ativo, então não há caracteres a serem enviados e a rotina termina, devolvendo o controle à BIOS.

Mas se o sinal RTS estiver ativo, as interrupções são desabilitadas, e a rotina de recepção de um caractere é chamada. Esta rotina ativa o sinal CTS para indicar ao PC que o MSX está pronto para receber os dados.

O MSX então aguarda pelo start bit, e em seguida recebe os 8 bits do dado, e o stop bit. Depois ela desativa novamente o sinal CTS e vai processar o caractere recebido.

O Stop bit é checado para garantir que é válido. Se for inválido (“0”), então o caractere recebido é ignorado, caso contrário, ele é colocado no buffer do teclado, que é incrementado. Se o buffer estiver cheio, então a rotina termina. Se não estiver, o MSX checa se o sinal RTS ainda está ativo, e se estiver, ele recebe o próximo caractere, caso contrário, retorna

2 comentários:

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Ô Sumido, ve se da noticias! Ta interessante pacas essa historia de receber serial pela porta de joystick. Mas nao era mais facil usar a porta de impressora que ninguem usa mesmo? :D

Danjovic disse...

Salve Alexandre,

É a velha correria de sempre...

A porta de impressora tem algumas desvantagens em relação à porta de joystick: - O conector de impressora padrão MSX é difícil de ser encontrado; o Expert utiliza um conector diferente; e esta porta não tem alimentação disponível (+5V).

[]s