sábado, 14 de abril de 2007

Correções e 'Updates'

Durante os testes para fazer o circuito funcionar com um 'clock' de 2x3.58Mhz uma certa instabilidade foi notada durante os testes de 'loopback'. Uma investigação mais detalhada mostrou que a linha de 'clock' (linha SCK) do registrador 74165 deveria ser invertida em relação à linha de 'clock' do registrador 74595, vide desenho abaixo:


Com o 'clock' de 3,5Mhz a instabilidade nunca se manifestou, por isso este 'bug' havia passado despercebido até o momento.

A correção consiste em desconectar o pino 2 de IC2 (74165) da linha SCK e conectá-lo à linha /SCK, pino 1 do 7400 (na realidade 1, 9 10 e 11 estão interligados). Vide figura abaixo:



O Guia de Montagem e teste sofreu uma atualização, onde foram descobertos alguns errinhos, remanescentes da inversão das linhas D0 e D7 do registrador Paralelo. Estes foram corrigidos e o documento encontra-se atualizado.

Eu comecei a escrever a documentação dos drivers. A documentação das Rotinas I2C já está pronta, e estou trabalhando no momento na documentação das rotinas do cartão.

Nenhum comentário: