domingo, 4 de março de 2007

Placa do MSXDOS2+adaptaror HB-7000

Corroí neste final de semana a placa para o cartucho MSXDOS2+adaptador de 34 vias para o HB-7000.

Fiz as placas usando o método de transferênica de "toner". As duas faces foram feitas de uma vez só e o alinhamento ficou muito bom. Eu fiz, basicamente, os seguintes passos:

- Gerei os 2 "layouts" em formato .eps no eagle. A face de cima eu gerei com a opção "upside down", pra ficar "de cabeça pra baixo

Inseri as figuras dentro de uma arquivo de texto no openoffice.org, e alinhei as duas à esquerda da folha. Deixei um espaço de aproximadamente 1 cm entre elas.

Imprimi esta folha utilizando o "driver" eps.

Nota: Também é possivel fazer isso usando bitmaps da imagem das faces (ou GIF,PNG,etc) :). O importante é ficar uma de cabeça pra baixo em relação à outra.

Imprimi a folhas em papel "couchet", e peguei a folha já impressa, dobrei ela ao meior de forma a alinhar a furação das duas faces.

passei cola nas bordas laterais, formando uma espécie de "envelope".

Cortei a placa praticamente na medida final e coloquei dentro do "envelope".

Vim com o ferro de passar e fui esquentando gradualmente, pro toner derreter. Fiz isso nas duas faces, virando de tempos em tempos o conjunto.

Depois que o papel estiver ja bem preso, é necessário passar um estilete no ponto da dobra, de forma a deixar as metades das folhas "livres". Eu não fiz isso e precisei retocar depois com a caneta de placa, pois na dobra o papel tende a levantar.

Depois corroí e furei.

O desalinhamento não foi muito. menos de 1/2 mm em alguns pontos apenas. Talvez se eu tivesse passado o ferro mais frio no começo tivesse sido melhor, mesmo assim ja estou muito satisfeito com o resultado, mesmo apesar de ter errado a mão no ferro de passar. Poderia ter deixado ele ligeriramente mais quente.
.

Nenhum comentário: