sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Mais alguns testes em vista, e mais algumas possibilidades

O protótipo 2 já está quase 100% testado, pronto portanto para ser usado no desenvolvimento dos drivers para cartão SD e MMC, mas algumas coisas no circuito ainda podem ser melhoradas.

  • O conversor 5V->3V pode ser melhorado,
  • A linha LIGA_3V3 que também aciona 2 portas do HC125 estã inútil, pois quando não há alimentação, não importa se as portas estão ou não conectadas. Com isso é provável que o diodo D5 saia do circuito, liberando assim uma linha do 74HCT595.
  • A porta IC6C talvez possa ser eliminada, ligando-se a linha SD_DOUT do cartão diretamente ao pino de entrada (SER) do 74HC595.
Porque estas mudanças são importantes? É que com mais uma linha de controle e com mais uma porta 5V->LV é possível conectat 2 cartões simultaneamente à interface, pois o protocolo SPI dos cartões tao MMC/SD usa uma estrutura de Barramento, com todas as linhas em comum, exceto a linha CHIP SELECT, que é individual para cada cartão.

Mas isso só vai ser testado depois que as rotinas básicas de acesso ao cartão já estiverem prontas. Além disso, o escopo dos requisitos definidos há um bom tempo é suportar um cartão.

Nenhum comentário: